Números
Este é um dos tópicos mais procurados e mais interessantes, mas dá um pouquinho de trabalho... Mas tenha certeza de que vale a pena! Imagine quando você for capaz de memorizar um número de 50 dígitos, e se lembrar dele por quanto tempo quiser, sendo até capaz de ditá-lo de trás para frente? Interessante, não acha? Então continue lendo.
Existe mais de uma técnica de para memorizar números. Vou explicar duas delas aqui. A primeira é mais fácil de aprender, mas não é tão poderosa quanto a segunda que, apesar de ser um pouquinho mais trabalhosa para se aprender, é muito mais fácil de usar. Mas não se intimide com a forma que estou falando, eu acho que ambas as técnicas são realmente muito fáceis, e tenho certeza de que você não precisa ser superdotado(a) para aprender. Qualquer um pode! E para uma pessoa inteligente como você, vai ser moleza. Eu sei que você é uma pessoa inteligente, caso contrário não estaria lendo isso. O simples fato de você estar interessado(a) em aprender essas técnicas mostra que você é uma pessoa muito inteligente.
Mostre que você, além de inteligente, é uma pessoa determinada, e prometa a si mesmo(a) que vai estudar e dominar essas técnicas e tirar o máximo de proveito que puder! Você merece.
1º Técnica - Encontrando padrões
2º Técnica - Associação com imagens
1 - Encontrando padrõesEssa técnica é relativamente simples, basta treinar um pouco. Consiste em descobrir um padrão entre os dígitos de um número. Por exemplo: você acha que consegue guardar o número abaixo em 5 segundos?
248101214161820
E se eu lhe mostrar o número assim?
2 4 8 10 12 14 16 18 20
Observe que se trata dos números pares de 1 a 20. O padrão identificado acima é que os números são acrescidos de dois para formar o próximo número da série. Agora você já deve estar dizendo: "Tudo bem com esse número, mas eu preciso memorizar um monte de números de telefone que não tem padrão algum!". Eu lhe respondo: é verdade que, geralmente, não é tão fácil assim achar um padrão. Mas basta treinar um pouco! Eu vou passar alguns exercícios que vão lhe ajudar. E tem um outro detalhe importante: um dos fatores que determinam se você vai lembrar de algo ou não, é a atenção que você dispensa a essa coisa. O simples fato de você precisar se concentrar no número para descobrir um padrão já ajuda muito a lembrar do número depois.
Vou dar mais alguns exemplos de padrões, depois eu passo alguns exercícios para você treinar. Mesmo que você aprenda a usar a outra técnica de memorização de números, e goste mais dela do que dessa, garanto que seu tempo não será perdido. Muitos testes para empregos possuem algumas questões desse tipo, que visam testar a sua capacidade de associação.
2 4 8 16 32 ....
Nesse caso, qual seria o número que completaria a série? O padrão é a multiplicação por 2: todo número da série é igual ao número anterior multiplicado por 2. O número que viria depois do 32 seria o 64.
1 2 6 12 36 ... ...
Quais seriam os dois próximos números? Conseguiu encontrar o padrão? É o seguinte: para obter o segundo número, multiplicamos o primeiro por 2. Para obter o terceiro, multiplicamos o segundo por 3. Para obter o quarto, multiplicamos o terceiro por 2... x2, x3, x2, x3... Os próximos dois números para completar a série seriam 72 e 216.
3 4 6 10 18 ... ...
Para conseguir o próximo número dessa série, subtraímos 1 do número anterior e em seguida, multiplicamos por 2.
Os exemplos poderiam se seguir, aumentando o grau de complexidade. Vou deixar alguns exercícios para você resolver. Todos eles tem pelo menos uma solução (podem ter mais de uma):
2 0 -4 -12 -28 ... ...
1 2 3 5 8 13 21 ... ...
2 3 6 18 ... ...
4 3 1 1 2 1 -2 -3 ... ...
Treine com números de telefone, e outros números que você precise memorizar. Com um pouco de treino, você será capaz de identificar o padrão de uma série numérica com facilidade. E prepare-se para a próxima técnica de memorização de números, que é incrível! Imagine-se sendo capaz de memorizar um número de 50 dígitos ou mais com facilidade, lembrar dele por quanto tempo quiser, e até recitá-lo ao contrário...