Nosso planeta pode ser melhor conhecido através de suas projeções representadas graficamente. Exemplos destas representações, os globos são como maquetes do nosso planeta, que mostram a forma das porções continentais e dos oceanos, assim como a distância entre os continentes. Tais dimensões são representadas nos globos em suas reais proporções. Para a representação bidimensional do globo, através dos mapas, há vários modos de projeção. Cada uma dessas maneiras de projeção fornece mapas que oferecem diversos tipos de ponto de vista do planeta. Cada projeção distorce a seu modo o tamanho ou a forma dos continentes, dependendo do ponto de vista fornecido pelo tipo de projeção empregado.
Projeção cilíndrica
A projeção cilíndrica consiste na projeção do globo sobre um cilindro imaginário de raio e eixo coincidentes com o raio e o eixo relacionados ao Equador. É o tipo de projeção mais comumente utilizados em mapas escolares. As áreas próximas ao Equador possuem suas formas mostradas com precisão, mas as porções mais próximas dos polos são distorcidas inevitavelmente. Esta é a melhor projeção para fins de navegação no mar, devido ao fornecimento do melhor resultado visando trabalho com o compasso, em leituras de navegação.
Projeção azimutal
A projeção azimutal consiste na projeção do globo sobre um plano imaginário cujo centro é trespassado pelo eixo da Terra em relação ao Equador. em outras palavras, o ponto de vista tomado acarreta na centralização de um dos polos terrestres na área de projeção. Por exemplo, na projeção azimutal do Pólo Sul, a Antártida localiza-se no centro do mapa. Este tipo de projeção mostra as áreas em suas reais proporções, mas esta técnica acarreta na deformação das verdadeiras formas dos continentes e países.Este tipo de projeção mostra ambos os hemisférios do planeta.
Projeção cônica
A projeção cônica consiste na projeção do globo em um cone imaginário, cujo eixo é coincidente com o eixo da Terra em relação ao equador. A partir daí realiza-se a projeção, que pode conter uma ou duas linhas de latitudes notáveis (Trópico de Capricórnio, Trópico de Câncer etc). O mapa mostra a forma de áreas bastante limitadas com grande precisão, mas há distorção de dimensões de área para área. Esta projeção é utilizada principalmente para a representação das regiões do mundo adjacentes às latitudes médias.
Projeção matemática
Este tipo de projeção busca a mínima distorção das formas e tamanhos dos oceanos e os continentes. Cada continente ou oceano está centrado em seu próprio meridiano. Para isto, o método utilizado baseia-se no corte imaginário do globo terrestre e seu desdobramento em quatro gomos. Este método acarreta em interrupções (fragmentação) na projeção. No entanto, as proporcionalidades representadas são muito próximas das reais proporções continentais.